Orientações



A fim de que todas as transações sejam bem sucedidas, a CHI, vem, através desta página, informar e orientar a todos os que desejam fechar negócios de compra e venda.


  • Como anunciar seu imóvel nos classificados da CHI

    O sócio deverá comparecer à CHI, na Av. Alte Barroso 63, 16º andar, de 2ª a 6ª feira, de 13:00hs às 18:00hs, munido das informações sobre o imóvel a ser divulgado. Se possível, o sócio poderá apresentar fotos sobre o imóvel a fim de tornar o anúncio mais atrativo.

  • Imóveis comerciais

    Esta informação serve também como um alerta. Geralmente, quando se trata de compra e venda de um imóvel comercial, poucas pessoas recordam em solicitar informações que comprovem que o estabelecimento está livre de dívidas trabalhistas ou quites com o fisco. Embora sejam solicitadas as certidões de praxe(as mesmas solicitadas para imóveis residenciais), deve-se lembrar da certidão negativa do Tribunal Regional do Trabalho. Mesmo não sendo obrigatória, o comprador deve solicitá-la pois custa pouco perto de um grande prejuízo que poderá ocorrer num futuro próximo, caso hajam dívidas a serem quitadas com funcionários.

  • Compra de imóveis pela CHI

    Valendo também como regra geral, o candidato à compra de imóveis pela CHI ou por outros meios, deve comprovar os seguintes documentos:

    Dos vendedores:

    1. Certidões do 1º, 2º, 3º e 4º Distribuidores Cíveis.
    2. Certidões do 1º e 2º Cartórios e Interdições e Tutelas.
    3. Certidão da Justiça Federal
    4. Certidão do 9º Oficio de Distribuição

    Dos compradores:

    1. Certidões do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Distribuidores Cíveis.
    2. Certidões do 1º e 2º Cartórios de Interdições e Tutelas.
    3. Certidão da Justiça Federal

    Do imóvel:

    1. Certidão do 9º Ofício de Distribuição.
    2. Certidão de Quitação Fiscal Imobiliária.
    3. Certidão de situação Enfiteutica
    4. Certidão de Ônus Reais do Registro de Imóveis.
    5. Quitação Condominal (com firma reconhecida do síndico ou em papel timbrado da administradora.

    Obs: Em caso de compra à vista, pela CHI, é dispensada a apresentação dos documentos referente ao comprador.

  • Plano de Financiamento

    Atualmente, as modalidades de financiamentos imobiliários de longo prazo funcionam pelo SFH ou SFI, Consórcio de Imóveis e outros planos disponíveis no mercado. Os financiamentos concedidos no âmbito do SFH possuem as seguintes características: prazo para pagamentos em até 15 anos, juros em até 12,5% e o Sistema de Amortização através da Tabela Price, Sacre ou Sac.

    As prestações são reajustadas juntamente com o saldo devedor do financiamento pelos mesmos índices que atualizam as cadernetas de poupança. Nos financiamentos concedidos pelo SFI - Sistema Financeiro Imobiliário - cuja principal diferença em comparação com o SFH é a Garantia Fiduciária, semelhante a exigida quando da compra de um bem (automóvel) que no caso de inadimplência, o imóvel é retomado.

    Obs: O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) deverá ser pago no prazo de até 90 dias a partir da assinatura do contrato de compra e venda, sendo o mesmo indispensável para a distribuição, registro e averbação no Registro de Imóveis.